Treinamentos


Adestrar o cão desde o momento em que ele chega na nova casa (mesmo que seja um cão adulto) é de extrema importância, justamente, para moldar seus comportamentos atuais ou futuros, o adestramento na vida de um cão é muito importante para a convivencia em familia, sociedade e até mesmo com outros animais. Com isso, a convivência entre o cão e os humanos tende a se tornar muito mais harmônica para ambos, pois o adestramento desenvolve um canal de comunicação eficiente entre o cachorro e as pessoas da família. O cão que obedece, no mínimo, a comandos básicos, vai facilitar o dia a dia da família e ajudará a mantê-lo por perto, já que os comportamentos indesejados podem ser moldados com base também nos treinos de adestramento. Quanto mais próximo o cão estiver da família na convivência diária, mais feliz e saudável do ponto de vista mental ele será!



Mas antes de sair por aí contratando qualquer adestrador, vale a pena uma pesquisa antes, um adestrador consciente não usa estímulos negativos, não usa enforcadores, evitam qualquer atitude que possa contrariar o cão para evitar o estressar do animal. O trabalho deve ser feito a base de petiscos, subornando o cão e de preferência usando uma peiteira. Muitos profissionais não corcordam com essa teoria de adestrar um cão amigavelmente, avalie seus conceitos e opte por aquele que tem respeito ao animal.

Não quero adestrar meu cão, simplesmente ensina-lo

É possivel?


Sim é possivel sim.

Voce pode ensina-lo de diversas maneiras e obter um exelente trabalho.

A palavra NÃO por mais incrivel que pareca é a que o cão mais tem facilidade de reconhecer, quando fizer algo errado diga o nome do cão e a palavra NÃO num tom de reprovação, perceba que voce vai ficar encantado de como surge efeito, mas outros comandos como SENTAR, XIXI no local correto são muitas das vezes facil de ensina-los, se voce tiver duvidas uma busca rapida na internet voce encontra respostas.



Psicologia Canina



Embora ainda não muito conhecida, estudiosos afirmam a tese de que podemos usar a psicologia em cães, ainda ha muitas controversias sobre o assunto, mas talvez, num futuro não muito distante, esta teoria ficara mais acessivel a todos, e acredito que nos ajudara a entender melhor a mente de nossos pets.

Ivan Pavlov foi um fisiologista russo conhecido principalmente pelo seu trabalho no condicionamento clássico. Foi premiado com o Nobel de Fisiologia \ Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais.4

O experimento de Ivan Pavlov e seus cachorros é um dos mais conhecidos e notáveis da história da psicologia. Graças a esta pequena descoberta acidental, começou-se a construir uma teoria psicológica da aprendizagem. Assim, os estudos de Pavlov nos ajudam a compreender a aprendizagem associativa através do condicionamento clássico.



Ivan Pavlov, pesquisou a salivação dos cachorros na presença da comida. Neste contexto, um dia percebeu que os cachorros começavam a salivar antes de virem a comida. Só o fato de submeter os cachorros às condições do experimento lhes causava a resposta da salivação. A dedução à qual Pavlov chegou foi de que seus cachorros haviam associado o experimento com a apresentação da comida. Assim, para desvendar os mistérios dessa aprendizagem, Pavlov começou a desenhar uma série de experimentos. Seu objetivo era testar sua hipótese de que, quando os estímulos são apresentados de forma contingente, eles ficam associados. O experimento que demonstrou a existência do condicionamento clássico associou um som de sino com a comida. Para fazer isso, Pavlov colocou em vários cachorros alguns medidores de salivação. O procedimento consistia em tocar um sino e depois apresentar comida. Obviamente, depois de apresentar a comida, os medidores indicavam a salivação nos cachorros. Depois de uma série de apresentações dos dois estímulos (sino e comida), Pavlov conseguiu que eles ficassem associados. Isso ficou demonstrado porque a apresentação do som do sino sozinha conseguia causar a salivação nos cães. No entanto, é importante ressaltar que esta era menor do que a salivação apresentada diante da comida.

Ainda hoje muitos cientistas estudam a tese a fim de novas descobertas.

Psicologia Canina





Ivan Petrovich Pavlov foi um fisiologista russo conhecido principalmente pelo seu trabalho no condicionamento clássico. Foi premiado com o Nobel de Fisiologia \ Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Nascimento: 26 de setembro de 1849, Riazan, Rússia Falecimento: 27 de fevereiro de 1936, São Petersburgo, Rússia Formação: Universidade Estatal de São Petersburgo Filhos: Vsevolod Pavlov, Victor Pavlov, Mirchik Pavlov, Vladimir Pavlov, Vera Pavlova Nacionalidade: Soviético, Russo.


A origem do condicionamento clássico Um reflexo é uma sequência estímulo-resposta e tem a função de manter o bom funcionamento biológico, garantindo sobrevivência e reprodução. Encontramos reações equivalente a reflexos em todos os sistemas orgânicos: nervoso, endócrino, muscular, respiratório, digestivo, reprodutivo e até mesmo respostas emocionais. Os reflexos condicionados formam novas conexões sinápticas inicialmente temporárias e a seguir duradouras, pois são reflexos "aprendidos" e podem ser excitadores ou inibidores. Sua função é preditiva, ou seja, serve para antecipar a resposta de prazer (recompensa) ou mesmo advertir sobre um possível perigo (punição). Para obter-se um condicionamento efetivo é preciso que o estímulo condicionado (SC) preceda o estímulo incondicionado (SI), que não coexistam estímulos externos inibidores e que haja repetição periódica do condicionamento. Extinções ocorrem quando SC é apresentado sem o SI até que este desfaça a associação. O condicionamento pode ser recuperado se os emparelhamentos entre SC e SI forem refeitos - processo conhecido como recuperação espontânea. Estímulos condicionados podem também ser associados a outros estímulos neutros de modo a torná-los igualmente condicionados sem o emparelhamento simultâneo com o SI. Os primeiros seriam os condicionamentos chamados primários e os seguintes, secundários. Esta seria então uma associação de segunda ordem. Tais associações podem chegar até a terceira ordem e se mostrarem efetivas. Contra-condicionamentos ocorrem quando um diferente SC ou SI é associado, alterando portanto o reflexo incondicionado (RI). Esta ação promoveria o processo de extinção juntamente com um novo condicionamento.

Fonte: Wikipédia


  • "Perfeito como a asa de um passaro pode ser, ele nunca permitirá que o passaro voe sem ser suportado pelo ar.Os factos são o ar da ciencia. Sem eles um homem da ciência nunca podera voar."

    Ivan Pavlov (1849-1936)

Saiba mais...






Meu mimado

Festa para Pets

Niver do pet?

Mais detalhes







Meu mimado

Vamos Viajar?

Como viajar com seu pet

Mais detalhes







Meu mimado

Treinamentos

Como treinar os cães

Mais detalhes

Meu mimado

Mitos x Verdade?

Conheça os mitos x verdades

Mais detalhes